Esse filme é maravilhoso!! Eu sou apaixonada pela Inglaterra (sei lá eu por quê) e assistir um filme que relata tão ricamente a história de uma das rainhas mais importantes da Inglaterra, se não a mais, foram 2 horas muito bem aproveitadas!O filme relata o reinado da rainha Elizabeth I (Cate Blanchett) no ano de 1585. Há três décadas no posto de rainha, Elizabeth tem que lidar com várias controvérsias simultaneamente.
A Inglaterra tem Elizabeth como uma rainha protestante mas tolerante com seu povo para optar pelo catoliciso. Mas a Europa passava por uma processo de catolicismo fundamentalista tendo o rei Felipe II (Jordi Mollá) da Espanha como um dos seus principais precursores. Para que a católica rainha escocesa Mary Stuart (Samantha Morton), prima de Elizabeth, consiga governar a Inglaterra, Fellipe arma um plano para assassinar Elizabeth.
Juntamente com os problemas da monarquia e de seu governo, Elizabeth tem de enfrentar a solidão, que é quebrada com chegada do aventureiro Sir Walter Raleigh (Clive Owen) à corte. Sentindo-se inegavelmente atraída pelas histórias do aventureiro e seu jeito livre, Elizabeth encontra brevemente uma pessoa que deixa-se paroximar da rainha. Mas o romance de uma das protegidas da rainha, Bess (Abbie Cornish), com o aventureiro faz o mundo íntimo de Elizabeth vir a ruir novamente.
Ao descobrir que sua família está envlovida no esquema de seu assassinato, Elizabeth manda decapitar a rainha Mary Stuart. A partir daí uma batalha naval entre Inglaterra e Espanha é inciada. Mesmo com um número maior de soldados e marinheiros, a Incrível Armada espanhola saiu perdedora, um dos maiores massacres sofridos pelos espanhóis.
Estipulasse uma continuação à Elizabetha - A Era de Ouro, mas nada confirmado. Não há desculpas para deixar de assistir esse filme: ótimas atuações, ótimo roteiro e ótima direção. Vale a pena!


