quinta-feira, maio 15

O Labirinto do Fauno

Um dos melhores filme que eu já assisti!! O Labirinto do Fauno se trata de uma fábula sombria, cheia de fantasia, lúdica e triste. Um festival de efeitos, sensações, magia e arte.

O filme se baseia na história de uma princesa que largou seu reino subterrâneo para conhecer o mundo dos humanos e compartilhar suas experiências, sentimentos e as consequências de seus atos. Um dia esta princesa voltaria ao seu reino no corpo de um humano. Aí entra a garota de 10 anos, Ofélia (Ivana Baquero). Apaixonada por livros de contos e fadas, ela se muda junto de sua mãe Carmen (Ariadne Gil) para a casa de seu padrasto Vidal (Sergi Lopez), capitão das forças fascistas do general Franco que governa a Espanha a favor dos ricos e com o apoio da Igreja Católica.

Ao chegar na nova casa, Ofélia descobre aos arredores um labirinto que leve a uma trilha subterrânea. Lá ela conhece o Fauno (o mímico Doug Jones), uma criatura baseada no misticismo grego metade homem, metade bode, integrante do reino subterrâneo e convence Ofélia que ela é a princesa e para que ela voltasse ao seu mudo, ela teria que passar por três testes.
O filme narra brilhantemente a história sem deixar claro a separação entre os dois mundos, enqunto Ofélia está conhecendo criaturas fantasiosas e horripilantes, o capitão Vidal se concentra no extermíneo dos rebeldes do regime, polpando nenhum esforço. E por mais amendrotadoras que sejam as criaturas, os humanos parecem ser os verdadeiros monstros da história.

Apesar de ser um filme extremamente violento (as cenas de tortura dos rebeldes comandadas por Vidal são de embrulhar o estômago), o marcante de O Labirinto do Fauno é a inocência e a doçura trazida por Ofélia junto ao seu universo onírico, fazendo o espectador largar suas crenças e querer viver neste mundo lúdico.
O diretor Guillermo Del Toro fez seu trabalho tão maravilhosamente que O Labirinto do Fauno recebeu vários prêmios, incluindo o Oscar e o BAFTA. A fotografia do filme é quase um personagem, nos remete a sentimento de aconchego e medo, o que fez do filme algo ainda mais fantástico.

Se você aprecia uma história bem contada, com fantasias e ótimas atuações, O Labirinto do Fauno contém todos esses requisitos!!

2 comentários:

Carlos Castilho disse...

Arianne,
Excelente o teu post. Idem para o da pirataria, onde você coloca os fatos e também se posiciona.
Parabéns
Castilho

Carlos Castilho disse...

Arianne,
Não deixa a peteca cair. Mantenha a atualização do teu blog porque ele está muito bom.
Castilho