sexta-feira, abril 11

Blu-ray ou HD-DVD?

Depois de muitas brigas e acordos, finalmente o consumidor brasileiro fascinado por filmes poderá investir em cinema de alta definição em sua casa. As fabricantes anunciaram oficialmente os produtos voltados ao Blu-ray e HD-DVD, que são os formatos concorrentes que tendem a substituir o atual DVD em um futuro não muito distante, mas que ninguém ainda arrisca dizer quando.
A principal , e talvez única, diferença entre os formatos é a capacidade de armazenamento, com vantagem para o Blu-ray, que armazena 25 GB em discos de uma camada (50 GB em duas camadas), contra 15 GB do HD-DVD de uma camada (30 GB em duas camadas). Por conta do maior espaço disponível, setores da indústria acreditam que o Blu-ray tenha preferência maior em aplicações de informática (software, games, backup) em contrapartida aos filmes. As capacidades diferentes ocorrem por conta da diferença no método de gravação dos dados.

Mas as diferenças técnicas entre os dois formatos quase não existem. O HD-DVD tem como empresa líder a Toshiba, com suporte da Microsoft, Sanyo, NEC e estúdios de Hollywood como New Line e Universal. O Blu-ray, da Sony, tem parcerias com Apple, Panasonic, Philips, Samsung, Sharp e outros estúdios de cinema.

Mas o formato Blu-ray pode sair vencedor nesta batalha. A Toshiba planeja abandonar seu formato HD-DVD para DVDs de alta definição, admitindo a derrota para o padrão Blu-ray, da Sony. A medida provavelmente colocará fim à batalha que se arrasta há anos entre Toshiba e Sony, com o objetivo de estabelecer o padrão para o DVD da próxima geração e o equipamento de vídeo compatível com ele.

Essa disputa para ver quem fica responsável pela monopolização do mercado de videos de alta definição só enteressa mesmo aos fabricantes, pois o consumidor ao adquirir um determiando produto poderá se depara com um aparelho obsoleto e sem suporte algum. Mas está prevista a chegado ao mercado internacional de aparelhos que reproduzem ambos os formatos, mas o preço está além daquilo que a maioria das pessoas tem condições para gastarem com este tipo lazer.

Mesmo assim, fica a pergunta: qual o sentido de um aparelho para dois formatos se, talvez, um deles não sobreviva? E outra questão entra na jogada: o aparelho de televisão. Quem hoje compra um player HD-DVD ou Blu-ray pode chegar em casa e se deparar com imagens praticamente idênticas ao DVD atual. O resultado: decepção generalizada. Em determinadas situações, a tal da alta definição pode até distorcer um pouco a imagem e fazer você ter a impressão de que está diante de um produto inferior. Os títulos também fazem parte desta história, pois não adianta vc ter um aparelho de um determinado formato, se o filme em DVD não for compatível. Isso sem falar no preço em que se encontram atualmente tais títulos, sendo um dos mais baratos R$99,00.

Toda essa briga é irrelevante, afinal ambos padrões tem uma única função: armazenar conteúdo. Logo, se você é fanático por filmes e quer mesmo o melhor que a tecnologia pode lhe oferecer, é preciso calcular o investimento não apenas pelo meio de armazenamento (Blu-ray ou HD-DVD), mas sobretudo no meio de projeção. E não esqueça do áudio, é claro. Afinal, assistir Matrix em alta definição com aquelas caixinhas de som pequenas também não vai ajudar muito.

quinta-feira, abril 3

Homem-Aranha 4,5 e 6 são confirmados...sem Maguire e Dunst!



Apesar do quarto filme do Homem-Aranha ainda não ter data definida, a Sony Pictures anunciou que duas outras sequências do filme já estão confirmadas pela produtora.

Mas não esperem ver Tobey Maguire vestindo a roupa do Aranha e Kisrten Dunst de madeixas ruivas tão cedo assim. Os dois atores confirmaram que não irão fazer parte da sequência de Homem-Aranha 4.

Outro também que pode estar fora do projeto do filme é Sam Raimi, diretor da trilogia Homem-Aranha. “A Sony Pictures planeja ainda muitos filmes do Aranha. Eu só não sei o que o futuro reserva a mim. Se eu não conseguir achar uma história apropriada para contar e que funcionaria comigo, eu gostaria que outra pessoa assumisse. E seria difícil para mim fazer um filme sem Tobey (Maguire) e Kirsten (Dunst) nos papéis principais”- disse Raimi.

Homem Aranha 3 é o filme de maior sucesso de bilheteria da história: fez 148 milhões de dólares na primeira semana de estréia superando Piratas do Caribe que faturou 136 milhões de dólares. Será que Homem-Aranha 4 irá superar esse marco mesmo sem seus principais integrantes?


site de busca:

quarta-feira, abril 2

Aquecimento Global: O que os jovens devem saber?


Que o aquecimento global está acontecendo todos já sabemos, mas uma foto tirada por satélite da Península Antátida, mostrou que um bloco de gelo com pouco mais de 400 km2 está se desprendendo da plataforma Wilkins, que já iniciou seu processo de desintegração e logo poderá desaparecer.



Plataformas são extensões de flutuantes de gelo, com até 4 km de espessura, que cobem a parte rochosa da Antádida. A área de Wilkins têm 1.523 km2, um terço o tamanho da cidade de São Paulo, segundo o IBGE. Durante o século XX, a plataforma Wilkins permaneceu estável por maior parte do tempo e só começou a retrair em meados dos anos 90. Em 1998, foi um desprendimento de blocos de gelo num total de 1.000 km2, segundo o BAS (British Antarctic Survey) que monitora a região da Antártida.



"Eu não esperava ver as coisas acontecerem tão depressa assim. A plataforma está presa por um fio, nós vamos ver nos próximos dias ou semanas que destino terá." disse David Vaughan, da BAS. Depois de verem estas fotos tiradas pelo satélite, a BAS enivou um avião de reconhecimento para registrar imagens mais próximas do que estava acontecendo.



Foi então constatado que a plataforma Wilkins está sendo protegida apenas por uma faixa de gelo entre duas ilhas. Os perquisadores receêm que com o desasparecimento da plataforma, geleiras formadas de água fresca que localizam-se no interior do continente fiquem expostas, podendo afetar o nível dos oceanos.



Há prós e contra nesta história. Vaghn acha que o desaparecimento da plataforma irá acontecer mais rápido do que havia calculado. Outros pesquisadores afirmam que a plataforma de Wilkins pode resistir por mais tempo, pois o verão na Antártida, período de derretimento de gelo, está chegando ao fim e esperam para ver se no janeiro próximo a plataforma continuará a se desfazer.